domingo, 31 de maio de 2009

Pergunta Difícil

Anos atrás elaborei uma questão de prova cujo enunciado pedia para utilizar determinados termos. Uma das respostas dizia: “a contração muscular começa com uma substância que vem lá da placa motora (tá, mas qual substância?), e quanto aos túbulos T (um dos termos a se usar) não tenho e menor ideia do que falar sobre eles, mas lembre-se de estar sendo citado.”. Um conhecido meu costuma dizer que aluno não tem que escrever a resposta certa. Tem que escrever o que ele acha que o professor deve querer que ele escreva. Mas tem professor que ajuda, né? Aí, o aluno responde o que quiser, e o professor não pode considerar errado. Saca só minhas simulações baseadas em perguntas reais...
1. Qual a sua opinião sobre as influências da revolução industrial no mundo globalizado?
Resp.: Acho esse assunto um saco.

2. O que você entende por reforma agrária?
Resp.: Nada.

3. Qual a diferença entre as teorias de Piaget e Vigotsky?
Resp.: A primeira foi criada por Piaget e a segunda por Vigotsky.

4. Comente a seguinte afirmação: a reciclagem do lixo pode contribuir para o aumento do PIB nacional.
Resp.: Puxa, é mesmo, é? Legal!

5. Faça uma síntese da atual crise econômica mundial.
Resp.: Bom, uns caras foram comprar umas casas, mas não tinham dinheiro, aí um monte de gente perdeu emprego.

Mas pra mim a melhor de todas é...

6. Faça uma reflexão sobre as repercussões da teoria da evolução de Darwin e a religiosidade.
Resp.: _________________________ (Ué, tô refletindo! Ninguém falou que precisava escrever...)

Um comentário:

  1. Poxa... Ninguém me falou isso enquanto eu ainda estava na facul. Seria mais fácil passar em certas disciplinas (aquelas sem muita lógia, tá ligado?!! rsrsrs...)

    ResponderExcluir