segunda-feira, 13 de abril de 2009

Me explica aí...13

Sinceramente, não consigo aceitar certas coisas em nosso país! Vejam só: dia 21 de abril é feriado nacional em homenagem a nosso herói da inconfidência mineira, Tiradentes, que não foi herói de p. nenhuma. É verdade que essa data tem um outro significado histórico, um pouco mais recente. Algo que ocorreu há quase 37 anos atrás, mas isso nao vem ao caso agora. Dia 23 de abril, no Rio de Janeiro, é feriado. Por quê? Dia de São Jorge, o guerreiro. Ninguém esqueceu de nada não? Espremido feito uma laranja entre estas duas datas profundamente simbólicas em nosso calendário está o dia 22 de abril. Essa data é o quê mesmo? É um dia como outro qualquer? Não! É o dia do descobrimento do Brasil (pelo menos, segundo a versão da maioria dos historiadores). Parece que o dia 22 de abril é um dia para ser esquecido. E o pior é que nunca ouvi ninguém se manifestar acerca deste assunto.

2 comentários:

  1. caraca! minha mãe q não leia isso, mas nunca me dei conta desse dia 22 de abril espremido entre tiradentes e são jorge! vamos enforcar o dia 22, para homenagearmos tiradentes E o brasil! se der pra matar um dragão no feriado melhor ainda, pois a homensagem vai pros três!

    ResponderExcluir
  2. A quem interessas possa (e acho que puca gente) Tiradentes só virou herói nacional a partir da proclamação da República quando se saiu catando alguém que representasse o novo regime. O Brasil adora um herói.
    Quanto a São Jorge, acabei de ouvir a seguinte pérola da reporte da Globo (hoje é 23 de abril): Estamos diante da igreja de São Jorge, padroeiro da cidade do Rio de janeiro....!!!!!
    Depuseram São Sebastião e eu nem soube.

    ResponderExcluir