quarta-feira, 29 de abril de 2009

Hinos de Futebol 3

O hino do Botafogo é uma incógnita. Começa dizendo que é "campeão desde 1910". Vamos entender essa data. O clube foi formado pela união de dois outros “botafogos”. O Club de Regatas Botafogo, fundado em 1894 e o Botafogo Football Club, fundado em 1904. A união oficial dos clubes ocorreu em 1942. O primeiro título de futebol foi em 1907. Que raio de 1910 é esse???? E o pior é que acabo de descobrir que esse não é o hino oficial do clube, e sim o popular. Mesmo assim, tem uma parte que diz “honrando as cores do Brasil e da nossa gente”. O clube é preto e branco. Não tem cor! Tá honrando o quê?

O hino do Fluminense é o mais longo. É verdade que tem umas estrofes que se repetem, eu sei. Mas também tem umas partes, lá no final, que eu nunca ouvi ninguém cantar. O conselho deliberativo do clube não deve ter aprovado a versão completa do Lamartine Babo, talvez. Enfim, a parte que menciona “quem espera sempre alcança”, era a certeza futurística de que mesmo caindo pra terceira divisão, com paciência eles retornariam. Mas, daí a afirmar que este é “clube que orgulha o Brasil”, já é demais. Alguém lembra como foi a campanha que tirou o time da série B de volta à série A? Pois, é. Não houve. E eu não tenho orgulho disso.

Lamartine Babo, que foi o autor dos hinos dos principais times do Rio, era torcedor do América. Por isso, este hino tem um toque especial. Ele se assemelha à sinfonia inacabada de Beethoven. Lamartine estava lá, trabalhando na melodia do hino, tentando escrever a letra e de repente, perdeu a inspiração ou simplesmente, acabou o tempo e teve que mandar gravar assim mesmo. Aí tem uma parte que diz que “toda torcida cantará esta canção, tra-la-la-la-la-la, tra-la-la-la-la-la, tra-la-la-la-la-laaaaa”. Depois vem “campeões de 13, 16 e 22, tra-la-la”, e “Temos muitas glórias, surgiram outras depois, tra-la-la”. É óbvio que a letra não foi concluída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário