domingo, 30 de agosto de 2009

Culinária Regional

Eu adoro comida regional. Aliás, acho que é uma tremenda perda de tempo alguém viajar para uma cidade/estado/país diferente e ficar comendo as mesmas coisas que come normalmente em casa (eu estou falando de alimento mesmo, hein, ô mente suja!). Mas às vezes, a gente de depara com algumas coisas meio fora do tom (ou do tempero). Por exemplo, outro dia, fui a uma pizzaria aqui em Aracaju e me ofereceram uma pizza baiana. É óbvio que tive que perguntar pro garçom: "Pizza baiana é moqueca de pizza?". Aliás, os sabores de pizza estão cada vez mais esquisitos. Já vi pizza de churrasco, cachorro quente, seleta de legumes, sorvete, musse de maracujá, café, etc. Tive um aluno que dizia que isso não era pizza. Pizza pra ele era de mussarela, presunto, calabreza, ou portuguesa, ou seja, apenas os sabores tradicionais. Eu acresentei a pizza de frango com catupiry, mas ele não concordou. "Isso também não é pizza. É uma coxinha aberta!". Em Copacabana tem (ou pelo menos tinha) um restaurante chamado "Minas Grill". É claro que perguntei na entrada se eles serviam "pão de queijo no espeto", né? Aqui em Aracaju fui conhecer algo novo pra mim também que foi o "bife carioca". Impressionante, pois sou carioca e morei no Rio por 34 anos, mas nunca tinha ouvido falar do tal bife carioca. Pareceu meio ridículo eu ter que perguntar o que era, mas enfim, eu perguntei. Claro que perguntei à minha maneira, e achei bastante apropriado imaginar que o bife carioca tivesse um teor de ferro mais alto que os bifes normais (recheado de balas perdidas). Outro prato que acho estranho é o "camarão à paulista". Convenhamos, não tem camarão em São Paulo! De onde veio esse prato?

Nenhum comentário:

Postar um comentário